quinta-feira, 31 de julho de 2014

Corte e costura: Os equipamentos de um ateliê de costura.

Corte e costura: Os equipamentos de um ateliê de costura.
Os equipamentos:
Em primeiro lugar, considere a mesa de corte, a superfície de trabalho mais necessária e de maiores dimensões e o ponto básico de toda a disposição das peças do molde antes de cortar. O ideal seria uma mesa de corte exclusivamente para esse fim, solução inviável, a menos que disponha de uma dependência só para a costura.
Uma mesa dobrável é uma solução prática no caso de espaços mais reduzidos, pois quando não está em uso pode ser fechada e arrumada.
Caso tenha de trabalhar num quarto de dormir de pequenas dimensões e de utilizar a cama para proceder ao corte do tecido, cubra-a com uma placa de aglomerado de madeira com o tamanho máximo que permita guardá-la convenientemente sob a cama.
Para trabalhar mais comodamente, o tampo da mesa de corte deve ficar ao nível do seu cotovelo, caso você esteja de pé.
Em seguida, considere a máquina de costura. Uma vez que se trata de um objeto demasiado pesado para ser deslocado constantemente de um lado para o outro, o melhor será colocá-la na posição definitiva. Se a sua máquina não se encontra integrada num móvel, ou gabinete, mantenha-a sobre a superfície onde irá ser utilizada ou o mais próximo possível dela. Esta superfície, resistente e firme, deve encontrar-se a cerca de 75 cm do chão, medir 85-100 cm de comprimento e 45-50 cm de largura aproximadamente.

A costura tem como norma o cuidadoso emprego do ferro em todas as fases do trabalho. É necessário, portanto, uma tábua de passar grande e sólida - a melhor que puder adquirir. Onde o espaço for limitado, a tábua de passar quando não estiver em uso - pode ser pendurada na parede ou guardada num armário ou num guarda-roupa. Os ferros de passar a vapor com termostato são os mais indicados para assentar as costuras e pences. Para tecidos pesados e para a confecção estilo alfaiate, utilize um ferro mais pesado.
Para quem confecciona a sua própria roupa é indispensável possuir um espelho de corpo inteiro, que pode ser fixado na porta de um armário ou numa parede.
Conseguem-se com freqüência espelhos adequados por preços econômicos em lojas de móveis em segunda mão. A fixação do espelho a uma porta ou a uma parede, por meio de lâminas de suporte, não oferece grandes dificuldades. Ao escolher o local para a colocação do espelho, certifique-se se há espaço livre suficiente para se poder pôr à sua frente.
Um manequim pode tornar-se num auxiliar tão precioso para costurar que lhe deve dar prioridade ao considerar o equipamento do seu cantinho de costura.


2 comentários: