quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Corte e costura: Itens auxiliares de costura.

Corte e costura: Itens auxiliares de costura.

Os armarinhos têm à venda um grande número de auxiliares básicos de costura, incluindo dedais e enfiadores de agulhas, e também acessórios especiais, como os furadores de costureira e os abre-casas, ou descosturadores.

Compre inicialmente apenas alguns auxiliares básicos e adquira os restantes à medida que estes forem sendo necessários. É possível adaptar para a costura muitos objetos comuns que se encontram normalmente em casa. As pinças, por exemplo, podem ser utilizadas para retirar pequenas pontas de linha, marcações de alfaiate e pontos de alinhavar e a fita adesiva transparente pode servir de guia para pespontar ou ser usada para manter no lugar as alterações do molde.

Utensílios concebidos para outros fins podem também ser usados como auxiliares de costura. Um imã, por exemplo, poderá servir para recolher alfinetes e agulhas de aço. Uma agulha fina de crochê é útil para dar nós em pontas de linha pequenas ou para passar para o avesso fios puxados em tecidos de malha.

Almofada de alfinetes: É um lugar seguro e cômodopara guardar os alfinetes, mantendo-os simultaneamente acessíveis.

 

Dedal. Protege o dedo médio enquanto se costura, evita a perfuração da agulha da máquina ao dedo caso a costureira se distraia e a agulha passe pelo dedo. Existem dedais de vários tamanhos.

 

Enfiador de agulhas. Ajuda a enfiar o fio nas agulhas de mão ou de máquina.

 

Furador de costureira. É um instrumento pequeno e pontiagudo utilizado para abrir os orifícios redondos necessários para ilhoses ou para as casas. Há furadores de metal, plástico, osso e mesmo madeira.

 

Abre-casas, ou descosturador. Tem uma lâmina curva afiada para descoser as costuras - cortando os pontos com a costura aberta - e uma ponta para puxar para fora as linhas. Pode também ser utilizado para abrir as casas caseadas à máquina. Use o descosturador com cuidado para evitar cortar acidentalmente o tecido.

 

Enfiador de plástico. Tem a forma de uma agulha longa e rombuda e é utilizado para passar elástico ou cordão. Pode também ser utilizado para virar para o direito uma tira em viés costurada em forma de tubo para formar um rolinho. Existem vários tipos de enfiadores de elástico; alguns apresentam um orifício através do qual se pode enfiar o elástico ou cordão; outros têm um fecho tipo alfinete de segurança.

 


2 comentários: