domingo, 17 de agosto de 2014

Corte e costura: Os tipos de Linhas utilizadas em costura.

Corte e costura: Os tipos de Linhas utilizadas em costura.

A utilização de linhas depende do tipo de tecido em que estas vão ser usadas. Assim, quando se pretende costurar tecidos de algodão, deve utilizar-se uma linha de algodão; no caso de um tecido à base de fibras artificiais (sintéticas), é indicado usar-se uma linha sintética.

Embora o consumo de linhas esteja quase exclusivamente voltado para as linhas de algodão, a experiência demonstra que, com o passar do tempo, as linhas sintéticas irão adquirir uma importância maior do que têm atualmente.

Para todos os tipos de linha é válida a afirmação de que, quanto maior for o número da linha (etiqueta ou grossura), menor será a sua espessura. Em linhas de costura, as mais utilizadas são as dos números 30, 40 e 50.

É importante combinar a cor da linha com a do tecido. Num tecido liso, use sempre linha da mesma cor, mas num tom ligeiramente mais escuro; num tecido estampado ou xadrez, costure com uma linha de cor igual à predominante.

No quadro abaixo estão alguns tipos de linhas existentes, fins a que se destinam e algumas especificações de caráter técnico e prático.

TIPO DE LINHA

UTILIZAÇÃO

Linha de cerzir

Linhas para cerzir de algodão. Normalmente, muito utilizadas em branco, preto e em vários tons de cinzento, castanho e bege. São indicadas, principalmente, para dar pontos em meias. Apresentam-se em novelos.

Linha de alinhavar

Linhas para alinhavar de algodão de baixa resistência, o que lhes permite serem facilmente retiradas dos trabalhos em que são aplicadas. Apresentam-se em carretéis contendo variadas metragens de linha e fabricam-se em branco e em cor crua e em diferentes grossuras.

Linha «glacé» (lustrosa)

Linhas de algodão a que um tratamento aplicado ao revestimento exterior confere uma maior resistência, Normalmente, são utilizadas em calçado, malas, encadernação, para pregar botões, encher bordados ou em costura que exija uma resistência especial. Enquanto para a costura se utilizam os números normais (24 a 40). para as outras finalidades aplicam-se os números mais baixos (2, 4, etc. ). que correspondem a uma linha muito mais grossa. São vendidas em carretéis.

Linha de casear e pespontar (torçal)

Linhas de seda ou sintéticas, normalmente à venda, para uso doméstico, em pequenos carretéis de 10 m. Embora já tenham sido utilizadas linhas de algodão, hoje em dia quase só se aplicam as acima referidas. O fato de estas linhas aparecerem com certo destaque nas peças de vestuário exige que apresentem uma grossura um pouco fora do comum (30) e um acentuado brilho.

Linhas de costura

Em algodão

É em relação a este tipo de linhas que se verifica o maior consumo. De uma maneira geral, o número 50, em branco e preto, é o mais amplamente utilizado. Contudo, os conhecidos retroses e sedalinas (carretéis ou tubos de 100 m) encontram-se à venda numa vasta gama de cores (cerca de 200). Pode dizer-se que todas estas linhas, que se destinam tanto para costurar à mão como à máquina, são mercerizadas. Isto quer dizer que foram sujeitas a um tratamento final que lhes confere maior brilho r. o revestimento exterior e elimina todos os pequenos «pêlos» ou resíduos de fibras de algodão que normalmente aparecem nos contornos externos. Além do mais, a mercerização é um fator que aumenta a solidez da cor, reduzindo as possibilidades de a linha desbotar em conseqüência de lavagens efetuadas em condições impróprias. Neste grupo de linhas, merecem especial referência as linhas de «bordar à máquina». Pelo lugar de destaque que ocupa no nosso país a indústria de bordados, este tipo de linha é amplamente utilizado, principalmente para trabalhos em lençóis, toalhas, panos de mesa e ornamentação de roupa de criança. Existe numa grande variedade de cores (cerca de 100) na grossura 50.

Em poliéster

Tipo de linha muito versátil, de variadas utilizações, tanto para costurar à mão como à máquina. Apesar do seu uso generalizado, é, no entanto, especialmente recomendada para costurar tecidos sintéticos e de malha (tipo jérsei). A grossura de linha mais utilizada é a 50.

 


2 comentários:

  1. obrigada miga, to adorando aprender com suas dicas, grata pelo carinho de compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia Fênix, puxa como fiquei feliz com seu comentário. Fica ligadinha que estou preparando várias dicas sobre costura... Grande abraço Va.

      Excluir