terça-feira, 5 de agosto de 2014

Corte e costura: Os tipos de tesouras para costura.

Corte e costura: Os tipos de tesouras para costura.
As tesouras de boa qualidade têm preço um pouco elevado, porém, se forem de aço de boa têmpera e tratadas com cuidado, podem durar uma vida. Use-as apenas para cortar tecido - o papel torna-as cegas - e evite deixá-las cair ao chão. As tesouras de cortar têm um dos anéis com maiores dimensões para que seja possível introduzir dois dedos - ou quatro, nas tesouras maiores -, o que dá mais firmeza à mão. Quando a tesoura apresenta anéis em ângulo, estes permitem cortar apoiando-a sobre a superfície de corte, tornando o trabalho mais fácil e mais preciso.
Tesouras para bordar de pontas bem afiadas são úteis para cortar as pontas de linha enquanto se costura. As tesouras de picotar são usadas para arrematar as beiradas em fio do tecido, impedindo que este se desfie. A tesoura de tecelão mantém-se na palma da mão enquanto não se está cortando.
A seguir os tipos de tesouras e suas utilizações:
Tesoura de cortar com anéis revestidos de matéria plástica:

Tipo de tesoura de cortar mais recente, mais ligeira que as tradicionais.

Tesoura para bordar:

Serve para o trabalho de costura em geral, para descosturar e para abrir casas para botões. Encontra-se geralmente nos tamanhos de 2, 5, 3 e 3.5 polegadas.

Tesoura de picotar:

Deixa, ao cortar, uma beirada em ziguezague que evita que o tecido se desfie. É, portanto, excelente para arrematar margens de costura e outras beiradas em fio e para fins decorativos. Não deve ser utilizada para cortar moldes. Existe nos tamanhos de 4, 6 e 8 polegadas.

Tesoura de cortar com anéis em ângulo:

Permite cortar apoiando-a na superfície de corte. É encontrada normalmente nos tamanhos de 7 a 9 polegadas.

Tesoura de tecelão:

Tem uma mola que permite que a tesoura fique sempre aberta, É vendida geralmente no tamanho de 4.5 polegadas. Pode ser mantida constantemente na palma da mão.

Tesoura de costura com dois anéis iguais:

É ideal para consertos, alterações, aparar costuras e pequenos trabalhos de corte. Existe nos tamanhos de 4, 5 e 8 polegadas.

Tesoura de costureira para cortar:

Tem um anel maior para permitir introduzir dois dedos, resultando maior firmeza ao cortar. Existe com lâminas de 15 ou 18 cm.

Tesoura de loja:

Tem as pontas redondas, oferecendo assim menos riscos ao ser manuseada por crianças. O tamanho de 5 polegadas é o mais vendido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário