segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Corte e costura: Tipos de Zíperes

Corte e costura: Tipos de Zíperes

A variedade de zíperes tem aumentado muito nos últimos anos, com destaque para novos tipos recentemente introduzidos.

De um modo geral, os zíperes dividem-se em dois tipos: normais, ou fechados, e abertos, ou com divisível. Alguns zíperes têm uma designação corrente que os relaciona com a peça de vestuário onde são aplicados: zíperes de calças, de cintas, de saias, etc.


Zíper de metal


Zíper de náilon

Na escolha de um zíper tenha sempre em conta o tecido em que ele vai ser aplicado, a fim de escolher um zíper resistente. Existem zíperes fabricados a partir de dois materiais bem distintos - metal e náilon - de diferente resistência. Esta distinção é, portanto, um dos primeiros aspectos a considerar na escolha de um zíper. Os zíperes de náilon apresentam uma espiral contínua de material sintético (náilon ou poliéster) fixada a fitas de tecido. Os de metal têm dentes normalmente presos a uma fita de algodão ou de algodão e fibra, formando uma espécie de corrente não contínua.

Os zíperes de náilon são usados em todos os tipos de peças de vestuário. Suas qualidades principais são a leveza, a flexibilidade e a facilidade no correr. Os zíperes de metal, embora em fase decrescente de utilização, aplicam-se ainda em roupas que exijam zíperes mais resistentes.

Embora possa parecer que existem zíperes com dentes sintéticos (os dos anoraques, etc. ), tal não se verifica, pois esses zíperes são fabricados à base de uma espiral contínua, enquanto nos zíperes de metal os dentes são individuais.

Existem zíperes com duas alças, utilizados em tendas de camping e zíperes com dois cursores, usados em roupas de esporte (pesadas), macacões e macacões de bebê.

É possível encontrar na roupa comprada pronta de origem estrangeira os zíperes chamados de invisíveis. Quando fechados, estes zíperes apresentam apenas uma espécie de costura e uma alça - a serrilha fica totalmente invisível, não havendo também pontos no exterior da peça de vestuário. Os zíperes invisíveis podem ser utilizados onde quer que se apliquem zíperes convencionais. Existe um pé calcador especial para a sua aplicação.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário