sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Corte e costura: Um lugar para cada coisa

Corte e costura: Um lugar para cada coisa
Uma vez equipado o seu cantinho de costura com os elementos básicos, você pode agora dedicar-se à tarefa de planificar a arrumação mais eficiente para os materiais e utensílios, aproveitando o melhor possível o espaço disponível.
Como em qualquer local de trabalho, o segredo da planificação está em colocar à mão tudo aquilo que provavelmente será necessário, considerando prioritários os objetos a que recorre constantemente. Certamente você desperdiçará tempo e energia se, cada vez que precisar da tesoura ou de um novo carretel de linhas, tiver de se levantar da cadeira.
Procedendo a uma planificação lógica e cuidadosa, conseguirá poupar esforço e assim aumentar a sua eficiência e o seu prazer em costurar. Dedique-se a esta tarefa com espírito científico, como um especialista de métodos de trabalho ao organizar a linha de produção de uma fábrica.
Coloque-se na posição de trabalho junto à mesa de corte e pense no equipamento que provavelmente irá utilizar - papel de molde, tecido, alfinetes, giz de alfaiate, tesoura, etc. Procure tê-los ao seu alcance quando se deslocar em torno de mesa.
Sente-se à máquina e elabore uma lista de tudo o que utiliza normalmente quando costura - acessórios da máquina, linhas, fitas, botões, colchetes e diversos, tesoura, moldes e instruções, e todas aquelas pequenas coisas que variam de acordo com o tipo de trabalho em mãos.

Procure arrumar o material que anotou na sua lista de modo a alcançar facilmente cada objeto sem que tenha de se levantar da cadeira. Se a sua mesa de trabalho tiver gavetas, guarde nas de cima aquilo a que recorre com mais freqüência. Reserve as gavetas ou prateleiras inferiores para equipamento pouco utilizado e para retalhos.
Se, quando você trabalha à noite, usar uma lâmpada ou um foco ajustável, coloque-o de forma que o interruptor fique facilmente acessível.
Tenha ao seu alcance um cesto de lixo para manter o chão limpo e a superfície de trabalho livre de restos de material.
Uma vez que é impossível planejar um cantinho de costura para cada caso particular, procuramos dar exemplos de como móveis e objetos de decoração podem ser inseridos no plano geral.
Com base no princípio de « um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar », poderá adaptar estas sugestões ao equipamento de que já dispõe ou que pode conseguir facilmente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário