sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Corte e costura: Como colocar a linha na parte superior da máquina de costura.

Corte e costura: Como colocar a linha na parte superior da máquina de costura.

Enfiamento da linha na parte superior da máquina de costura.
O enfiamento da linha na parte superior faz-se do mesmo modo em todas as máquinas, embora as peças envolvidas no processo possam diferir quanto ao seu aspecto ou à sua localização. Conforme indicado na gravura abaixo, a linha proveniente do carretel de linha passa pelos discos tensores, seguidamente pelo estica-fio da linha, descendo finalmente para a agulha. O número de guias da linha existentes entre estes pontos pode variar de máquina para máquina. É, no entanto, no conjunto tensor que as diferenças são mais acentuadas. Veremos os tipos de conjunto tensor na próxima publicação.

Antes de colocar a linha em qualquer máquina é necessário: 1) levantar o pé calcador, o que permitirá que a linha passe entre os discos tensores; 2) colocar o estica-fio na sua posição mais elevada, para que ao executar o primeiro ponto a agulha não venha sem linha.

1. Coloque o carretel de linha no porta-carretéis. Certifique-se de que a linha, ao desenrolar-se, não ficará presa na ranhura existente no mesmo. Segure a ponta da linha.

2. Passe a linha através da primeira guia.

3. Faça descer a linha em direção ao conjunto tensor.

4. Passe a linha por baixo e em torno dos discos tensores de modo que ela fique entre dois desses discos.

5. Puxe a linha para cima e, em seguida, deixe-a ficar frouxa; deste modo, ficará presa no gancho e na mola tensora. Estas duas peças mantêm a linha em posição entre os discos tensores (v. o conjunto tensor unitário na próxima publicação).

6. Puxe a linha para cima, passando-a por detrás da guia da linha seguinte.

7. Enfie a linha no estica-fio.

8. Faça descer a linha, levando-a a passar através das guias da linha.   

9. Enfie a extremidade da linha no buraco da agulha, assegurando-se de que esta aponta para o sentido correto em relação à máquina. Puxe pelo menos 10 cm de linha.