sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Como colocar a agulha na máquina de costura.

Como colocar a agulha na máquina de costura.

Colocação da agulha

Não basta apenas escolher uma agulha de tipo e dimensões apropriados ao tecido a costurar. É também importante que o tamanho e a forma da agulha sejam os indicados para a máquina de costura na qual aquela irá ser utilizada.

As agulhas podem diferir quanto ao comprimento, dimensões do tronco (e posição deste no caso

das agulhas duplas ou triplas) e posição e dimensões da concavidade. Todos estes aspectos da forma das agulhas podem ser essenciais para a formação do ponto.

As agulhas de máquina são, na sua maioria, intermutáveis; no entanto, siga as instruções do fabricante ou verifique na embalagem das agulhas se a marca destas é a indicada para a sua máquina de costura.

Uma vez escolhida a agulha adequada, é necessário colocá-la corretamente na máquina. Embora em baixo se explique o processo mais geral de colocação da agulha, consulte também o livro de instruções de sua máquina.

Verifique com freqüência o estado da agulha.

A gravura representa uma agulha vista de lado e de frente. A parte superior da agulha chama-se tronco, e a inferior, lamino.

Um dos lados do tronco é plano, e o outro, abaulado. Neste último lado do tronco situa-se o fresado da agulha.

O buraco, ou fundo, da agulha fica imediatamente acima da ponta. Designa-se por concavidade uma reentrância existente por trás do fundo da agulha.

Para colocar uma agulha de máquina, desaperte primeiramente o parafuso do suporte da agulha.

Depois, com a parte lisa do tronco, de costas voltadas para a última guia da linha e a ranhura virada para esta, coloque a agulha no suporte e empurre-a para cima o mais possível.

Em seguida, aperte o parafuso do suporte. Embora este processo seja o indicado para a maioria das máquinas, é, no entanto, conveniente consultar o manual de instruções.

Para retirar a agulha, proceda a estas operações pela ordem inversa.