quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Como escolher a agulha, linha e comprimento do ponto adequados para diversos tipos de tecidos

Como escolher a agulha, linha e comprimento do ponto adequados para diversos tipos de tecidos

A escolha da espessura da agulha e da linha depende fundamentalmente da espessura dos fios do tecido quanto mais finos forem estes, mais finas deverão ser a agulha e a linha.

A escolha do tipo de agulha é determinado pela estrutura do tecido — de ponta fina (normal) para tecidos obtidos por tecelagem; de ponta arredondada para malhas; de ponta facetada para couro e materiais vinílicos.

O tipo de linha deverá ser escolhido de acordo com a estrutura do tecido e a natureza dos fios que o compõem. Veja  os tipos de linhas e suas utilizações na postagem :
"Corte e costura: Os tipos de Linhas utilizadas em costura."

A escolha do comprimento do ponto para costura simples depende do peso (peso e densidade), da textura e da estrutura (processo de fabrico) do tecido. Destes três fatores é o peso o mais importante. Regra geral, quanto mais pesado for um tecido, mais comprido deverá ser o ponto.

Dentro deste princípio, porém, tem que se recorrer a ajustamentos, os quais são determinados, pelos outros dois fatores — textura e estrutura.

Eis a razão por que o quadro abaixo apresenta uma gama  de comprimentos de ponto para tecidos de um determinado peso.  

Tanto o veludo como o crepe, por exemplo,

classificados como tecidos de peso médio, macios, para os quais se recomenda um comprimento de ponto de 1,5 a 2 mm. Para couro e materiais vinílicos sem revestimento no avesso, recomenda-se um ponto relativamente longo, que reduz o perigo de esgarçar, já que a agulha perfura menos vezes.

Antes de iniciar qualquer trabalho de costura, é conveniente experimentar e, se necessário, fazer o ajustamento da relação agulha - linha - comprimento do ponto.

O quadro abaixo destina-se a servir de orientação na escolha da agulha, linha e comprimento do ponto para costurar a maior parte dos tecidos.

Tecido

Linha

Agulha

Comprimento do ponto

Tipos Leves (macios)

Tecidos de tear: Chiffon, organza, crepe-da-china.

Tecidos em rede: Renda fina, tule

Malhas: Malha para lingerie

Algodão mercerizado número 50;

Extrafina (qualquer fibra)

Números 70 ou 80 (9 ou 11) para tecidos de tear e em rede;

Números 70 ou 80 (9 ou 11) ponta arredondada para malhas

1-1,5 mm

(15-20 por polegada)

Tipos Leves (rugosos)

Tecidos de tear: Cambraia fina, fustão, voile, organdi, bordado inglês.

Tecidos em rede: Algumas rendas, certas redes.

Malhas: ciré

Náilon;

Algodão mercerizado número 50;

Extrafina (qualquer fibra)

Número 80 (11) para tecidos de tear e em rede;

Números 70 ou 80 (9 ou 11) de ponta arredondada para malhas

1-1,5

mm

(15-20 por polegada)

Tecidos de peso médio (macios)

Tecidos de tear: Veludo, belbutina, seda, cambraia, batista, crepe, bombazina

Malhas: Jérsei, malha turca, malhas duplas, algumas malhas de camisolas

Poliéster;

Sintética;

Algodão mercerizado número 50

Números 80 ou 90 (11 ou 14) para tecidos de tear;

Números 80 ou 90 (11 ou 14) de ponta arredondada para malhas

1,5-2

mm

(10-15 por polegada)

Tecidos de peso médio (rugosos)

Tecidos de tear: Brocado, shantung faille. tafetá, peau de soie. chintz, piqué, percal, popelina, linho, sarjas finas, tweeds finos

Malhas: Algumas malhas duplas, algumas malhas unidas por colagem

Algodão mercerizado número 50;

Sintética

Números 80 ou 90 (11 ou 14) para tecidos de tear;

Números 80 ou 90 (11 ou 14) de ponta arredondada para malhas

1,5-2

mm

(10-15 por polegada)

Tecidos Pesados (macios)

Tecidos de tear: Veludo, bombazina larga, pano turco, algumas imitações de peles.

Malhas: Veludo elástico, algumas imitações de peles, algumas malhas de camisolas

Algodão mercerizado números  40 ou 50;

Algodão não mercerizado números 40-60;

Sintética

Números 90 ou 100 (14 ou 16) para tecidos de tear;

Números 90 ou 100 (14 ou 16) de ponta arredondada para malhas

2-2,5

mm

(10-12 por polegada)

Tecidos Pesados (rugosos)

Tecidos de tear: Tecidos pesados para ternos, serapilheira, tecidos próprios para colchões, lona, tecido para estofos, lã double-face, lona para velas, algumas sarjas, algumas gabardinas, alguns tweeds.

Malhas: Alguns jacquards, algumas malhas duplas.

Algodão mercerizado números 30-50;

Algodão não mercerizado número 30-50;

Sintética

Números 100 ou 110 (16 ou 18) para tecidos de tear;

Número 90 ou 100 (14 ou 16) de ponta arredondada para malhas

2,5-3

(8-12 por polegada)

Couro e materiais vinílicos leves:

Pelica, verniz, cobra, acamurçados,

imitações de couro e acamurçados

Algodão mercerizado número 50;

Sintética

Números 80 ou 90 (11 ou 14) para couro (ponta facetada ou ponta fina)

2,5-3

(8-12 por polegada)

Couro e materiais vinílicos de peso médio:

Materiais vinílicos tipo verniz enrugado ou do tipo gravado em relevo, imitação de pele de répteis, imitação de camurça, algumas camurças autênticas

Algodão mercerizado números 40 ou 50;

Sintética

Número 90 (14) para couro (ponta facetada ou ponta fina)

2,5-4

mm

(6-12 por polegada)

Couro e materiais vinílicos pesados:

Peles de boi, materiais vinílicos para estofos, algumas camurças

Algodão mercerizado números 30-50;

Sintética

Números 90 ou 100 (14 ou 16) para couro (ponta facetada ou ponta fina)

*Pode utilizar-se igualmente uma agulha de ponta fina.

3-4

mm

(6-8 por polegada)