sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

A função da pressão do pé calcador numa máquina de costura

A função da pressão do pé calcador numa máquina de costura

A pressão na máquina de costura.

Numa máquina de costura, o termo «pressão» significa a força exercida sobre o tecido à medida que este se move sob o pé calcador por ação do impelente.

A pressão tem várias funções: prender as camadas de tecido de modo que elas se desloquem com a mesma regularidade; manter o tecido esticado, e evitar que este seja puxado para a zona da bobina e se enrole em torno da agulha, o que pode dar origem a pontos em falso.

A pressão pode ser regulada em função do tecido e do trabalho. Em regra, utiliza-se uma pressão leve para tecidos leves e uma mais forte para tecidos pesados.

Existe uma interação entre a pressão e o avanço de modo a permitir obter uma costura de pontos regulares. Designa-se por pressão a força para baixo exercida pelo pé calcador sobre o tecido de maneira que, durante a formação dos pontos, as camadas do tecido se mantenham juntas e se desloquem regularmente. O avanço consiste numa força ascendente que produz movimento dos tecidos sob o pé calcador.

Uma mola existente na barra do pé calcador torna possível a pressão. Esta mola, comandada por um seletor da pressão, entra em ação quando se baixa o pé calcador. O avanço é comandado pelo seletor do comprimento do ponto.

Se o seletor estiver regulado para um ponto muito apertado, o deslocamento do tecido por cada ponto será muito pequeno.

Antes de iniciar qualquer trabalho, é conveniente experimentar a pressão e o avanço.

Com certos materiais, tais como os tecidos de pêlo e os materiais vinílicos, é difícil manter um avanço regular, dada a natureza da sua superfície. No primeiro caso, as duas camadas de tecido tendem a deslizar uma sobre a outra, ao contrário do que sucede com os materiais vinílicos, onde se verifica uma tendência para a aderência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário