segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Como funciona a Tensão do ponto  na máquina de costura

Como funciona a Tensão do ponto  na máquina de costura

Como funciona a Tensão do ponto  na máquina de costura

Todas as máquinas de costura apresentam um sistema de controle da tensão da linha superior; a maior parte igualmente um sistema que permite controlar a tensão da linha da bobina.

Estes reguladores aumentam ou diminuem a pressão das linhas a medida que estas avançam na máquina. Uma regulagem elevada tem como resultado uma tensão excessiva e, portanto, linha  insuficiente para a formação do ponto; uma regulagem baixa

produz tensão insuficiente, logo, um excesso de linha. De um modo geral, se a linha é insuficiente, o tecido

franzirá e os pontos apresentar-se-ão esticados e com tendência para partir. Se a linha for excessiva, a costura ficará frouxa e fraca. Se em ambas as linhas a tensão for a correta, o elo de ligação de cada ponto ficará centrado entre as duas camadas do tecido. No entanto, pode também dar-se o caso de o elo se encontrar no devido lugar, mas ter sido utilizada uma quantidade excessiva ou insuficiente de ambas as linhas. A solução, neste caso, consiste em proceder ao ajustamento de ambas as tensões.

Tensão correta.

O elo de ligação que se forma com cada ponto deverá encontrar-se entre as camadas de tecido a igual distância de cada uma delas. Utilizou-se uma quantidade equilibrada da linha da agulha e da linha, da bobina.

Linha superior muito tensa.

Os elos de ligação deslocar-se-ão para a camada superior do tecido. Daqui se depreende que, ou a tensão da linha da agulha é excessiva, ou a tensão da linha da bobina é insuficiente.

Linha superior muito frouxa.

Os elos de ligação encontram-se na camada inferior do tecido, indicando que, ou a tensão da linha da agulha é insuficiente, ou a tensão da linha da bobina é excessiva.