segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Pontos de ziguezague na máquina de costura

Pontos de ziguezague na máquina de costura

Pontos de ziguezague na máquina de costura

Os pontos de ziguezague apresentam uma largura, bem como um comprimento, de ponto. O disco do desenho do ponto determina a formação básica do ponto; o seletor da largura do ponto estabelece a largura máxima do desenho. O comprimento do ponto é selecionado como para o ponto reto. À mesma regulagem corresponde igual comprimento em ambos os tipos de ponto.

Os discos, que podem ser removíveis ou não, controlam a formação do ponto por meio dos recortes existentes no seu rebordo. Uma peça cilíndrica (cursor), ligada à barra da agulha, percorre estes recortes, fazendo a agulha mover-se de um lado para o outro. O diagrama à direita ilustra esse processo.

No caso de discos múltiplos que equipam qualquer máquina com vários tipos de desenho de ponto, um seletor do desenho do ponto coloca o cursor no disco apropriado.

Os discos que produzem os desenhos de ponto de ziguezague são simples; para pontos flexíveis são necessários discos duplos.

Além dos controles referidos, algumas máquinas apresentam um seletor da posição da agulha, que faz com que os pontos se formem à esquerda ou à direita de uma posição normal (geralmente o centro). Este seletor é muito útil para caseado guiado à mão, para pregar botões e para colocar os pontos mais próximos ou mais afastados de uma beirada do tecido.

Um ponto de ziguezague tem mais elasticidade que um ponto reto, estando por isso menos sujeito a rebentar. Como os pontos se estendem diagonalmente através do tecido, utiliza-se uma maior quantidade de linha; a tensão não se exerce sobre uma única linha, mas distribui-se por uma área maior.

O diagrama mostra de forma simplificada o funcionamento do mecanismo do ponto de ziguezague. À medida que o disco vai rodando, um cursor cilíndrico ligado à barra da agulha percorre o disco, seguindo os seus recortes. O movimento de vaivém do cursor imprime um movimento lateral à barra da agulha. (Esta barra move-se simultaneamente para cima e para baixo, em sincronia com o gancho da lançadeira, de modo a formar os pontos com a linha da agulha e a da bobina.)

O seletor da largura do ponto estabelece o movimento lateral máximo, e o seletor do comprimento do ponto determina o avanço do tecido para cada ponto. Nas máquinas com diversos discos para diferentes desenhos do ponto de ziguezague, existe um seletor do desenho do ponto, que coloca o cursor no disco apropriado.

O comprimento do ponto corresponde à distância entre os locais onde a agulha penetra. No ponto de ziguezague a linha penetra ora de um lado, ora de outro.

O seletor da posição     da agulha permite deslocar lateralmente o desenho do ponto a partir de uma posição    considerada normal.

No exemplo, a posição     normal é ao centro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário