quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Função e tipos de pés calcadores de máquina de costura

Função e tipos de pés calcadores de máquina de costura

Função e tipos de pés calcadores de máquina de costura

Embaixo apresentam-se vários acessórios destinados a aumentar a versatilidade e eficiência de uma máquina de costura. Estes são, na sua maioria, variações do pé calcador, embora também incluam discos para desenhos de ponto, acessórios para fins especiais, guias e bitolas.

Os acessórios representados são uma amostra  do que existe no mercado. As suas designações podem variar. Além disso, alguns fabricantes associam várias funções num só pé calcador; por exemplo, um pé para

casear pode também ser utilizado para costurar sobre cordão.

Não se deve depreender que todos os acessórios representados nas gravuras existem para todas as máquinas, ou que podem ser utilizados em mais de um tipo de máquina. Para se informar sobre os acessórios existentes para uma determinada máquina e o modo de os usar, consulte o livro de instruções da máquina.

Ao utilizar-se qualquer tipo de pé calcador, é importante saber qual o ponto que é possível realizar com esse mesmo pé.

Neste caso, o orifício da agulha é determinante. Se for pequeno e redondo, o pé só pode ser utilizado para pontos retos; se o orifício for largo, o pé poderá ser utilizado para pontos retos e de ziguezague.

O mesmo se aplica às chapas da agulha, embora a chapa da agulha para ponto de ziguezague seja utilizada para a maioria dos trabalhos de costura.

Pé calcador para costura reta.

O mais indicado para o ponto reto com agulha simples Pé estreito, tendo uma ponta mais fina do que a outra.

Pé calcador para zíperes.

Próprio para qualquer costura que seja mais volumosa de um lado do que do outro, como ao aplicar zíperes, cobrir um cordão e costurar casas embutidas.

Pé para cerzir.

Este pé calcador, que também pode ser utilizado para bordar, permite obter um cerzido muito perfeito. O pé calcador mantém o tecido esticado e imóvel enquanto a agulha trabalha.

Pé franzidor.

Franze uma porção de tecido à medida que o costura. Alguns pés deste tipo franzem uma das camadas de tecido enquanto, simultaneamente, costuram a outra parte que fica lisa.

Pé calcador para ponto de ziguezague.

Considerado como pé para todos os fins, é utilizado principalmente para o ziguezague simples; pode ser também utilizado para o ponto reto.

Pé calcador para bordar. Na parte inferior do pé existe uma ranhura, formando um «túnel» não profundo, o qual permite que os pontos, por vezes bastante volumosos, passem facilmente sob o pé.

Pé caseador.

Destina-se a fazer casas à máquina.Pode ser de metal ou de plástico transparente. Normalmente, existem linhas-guias gravadas no pé, a fim de facilitar a colocação dos pontos.

Pé calcador para chulear.

Criado especialmente para ser colocado ao longo da beirada do tecido de modo que os pontos fiquem sobre esta. Uma barra metálica mantém a beirada do tecido na posição devida.

Pé calcador para cordão.

Apresenta um dispositivo cuja ação impele o cordão juntamente com o tecido. Por vezes, pode ser incorporado no pé caseador.

Pé calcador para bainhas estreitas.

Permite arrematar com perfeição uma beirada.

Para o efeito desejado, vira automaticamente a beirada, que é impulsionada sob a agulha, a fim de receber os pontos.

Pé calcador para nervuras.

Utilizando uma agulha dupla, permite formar pequenas nervuras.

Pé calcador para pregar botões.

Apresenta geralmente uma ranhura onde se coloca um palito ou uma agulha para que os pontos possam servir de base para a formação de um pé para o botão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário