quinta-feira, 16 de julho de 2015

Corte e costura Como tirar medidas

Corte e costura Como tirar medidas
Como tirar medidas do corpo
Antes de escolher um molde, tire medidas rigorosas, a fim de determinar qual o seu tipo físico e tamanho. Para maior exatidão, use apenas roupa íntima e recorra a uma fita métrica. Se possível, peça ajuda a outra pessoa.
Comece por determinar a linha da cintura atando um fio em torno da parte média do tronco e deixando-o deslizar até à posição natural.
Meça a sua altura e, em seguida, da nuca até à cintura. Meça o busto, a cintura e o quadril rodeando-os com a fita métrica, sem comprimir. A fita deve contornar a parte mais volumosa do busto e do quadril. Anote todas as medidas.
As medidas indicadas abaixo são suficientes para determinar o tipo e tamanho do molde.

Como medir a Altura:
Meça a altura descalça e com as costas encostadas à parede, mantendo-se ereta mas numa posição natural. Coloque uma régua sobre a cabeça; marque o ponto onde a régua tocar a parede e meça a distância do chão à marca.

Como media a Altura do corpo (costas).
Meça a partir da vértebra mais saliente da base do pescoço até à cintura. Para localizar a cintura, amarre um fio em redor da parte média do tronco. Ao largá-lo, o fio deslizará até à curva natural da cintura.

Como medir a Largura do peito *.
Passe a fita métrica em redor da parte mais larga das costas, por debaixo dos braços e acima do busto.

* A largura do peito não está incluída nas medidas que acompanham os moldes. No entanto, sempre que se verificar uma diferença de 5 cm ou mais entre a medida da largura do peito e a do busto, a do peito deverá ser considerada como a medida mais exata para a escolha do tamanho apropriado.

Como medir a Largura do busto.
Passe a fita métrica sobre a parte mais larga das costas, por debaixo dos braços, e sobre a parte mais saliente do busto.

Como medir a Cintura.
Mede-se na curva natural da cintura (para a localizar, amarre um fio em volta da parte média do tronco, tal como foi descrito anteriormente)

Como medir o Quadril.
Coloque a fita métrica em torno da parte mais volumosa, geralmente 18 a 23 cm abaixo da cintura. Anote a distância do quadril à cintura.