sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Como escolher a Cor e textura certa na costura.

Como escolher a Cor e textura certa na costura.
Como escolher a Cor, textura e detalhes certos na costura
Dentre os vários elementos que afetam as dimensões aparentes da figura, a cor é, sem dúvida, um dos mais importantes. Em geral, as cores quentes, intensas e claras «avançam», fazendo a figura parecer maior; as cores frias, discretas e escuras «retrocedem», fazendo-a parecer mais esguia.

A textura afeta igualmente de forma decisiva as dimensões da figura. Um tecido brilhante torna-a maior; outro, com um acabamento mate, alonga-a. As características descritas como textura incluem não só a reflexão da luz, ou brilho, e o toque, áspero ou macio, mas também o grau de rigidez ou maleabilidade, o peso e o encorpamento que determinam o caimento do tecido.

A textura reveste-se de importância, não apenas pelo seu efeito sobre a figura, como igualmente pela sua relação com o feitio. O tweed, por exemplo, não é indicado para um vestido de noite, mas poderá ser excelente para uma saia longa.

A melhor maneira de prever o efeito da cor e da textura consiste em armar sobre o seu corpo pelo menos 2 m de tecido, observando-se depois num espelho de corpo inteiro e com luz do dia.

Cores vivas ou intensas conferem sempre um aspecto mais volumoso à figura do que as mesmas cores quando esbatidas (ou seja às quais se adicionou cinzento).
Se quiser parecer mais esguia, não utilize cores vivas em grandes áreas ou mesmo na totalidade de uma peça de vestuário, mas apenas em detalhes.

Uma cor escura faz retroceder a figura, tornando-a aparentemente menor; uma cor clara faz com que ela avance, criando a sensação oposta.
Cores quentes — vermelhos, amarelos e laranja —, especialmente em tons vivos, tornam a figura mais volumosa;
Cores frias — azuis, verdes, violetas —, de intensidade e brilho semelhantes, fazem-na parecer mais delgada.

As texturas granulosas ou felpudas são mais volumosas que a maioria das texturas lisas, dando um aspecto mais pesado à figura. Quem tiver pouca estatura deve ter um cuidado especial ao escolher uma textura rugosa, para que esta não se torne demasiado esmagadora em relação à sua figura.
Um tecido rígido utilizado num feitio sem cortes ocultará a figura, fazendo-a todavia parecer maior. A mesma silhueta num tecido maleável que adira ao corpo ficará moldada.
Nenhum dos extremos favorece uma figura que não apresente proporções perfeitas. Estão mais indicadas as texturas
relativamente maleáveis ou rígidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário