segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Como funciona a proporção nos modelos de Costura

Como funciona a proporção nos modelos de Costura
A proporção.
As relações existentes entre as diferentes partes de um determinado modelo designam-se por proporções. Estas partes podem ser definidas pelas linhas estruturais ou resultar da forma como se utilizam a cor e a textura, como nos exemplos apresentados logo abaixo. As proporções afetam sempre a estatura e as dimensões aparentes da figura.

O ideal será que as proporções estejam em harmonia entre si e em relação à figura. Isto significa que estampados miúdos, listas, xadrez e detalhes como golas e bolsos são mais indicados para uma figura delicada, enquanto os elementos de maiores dimensões serão mais próprios para uma figura mais volumosa. Um contraste demasiado acentuado produz um efeito desagradável, uma vez que os componentes maiores «esmagam» os menores.

É possível modificar desproporções mediante uma escolha acertada das cores. Por exemplo, xadrez ou flores grandes parecerão menores em tons esbatidos e combinações sutis do que em cores vivas ou contrastantes.


Um estampado miúdo numa figura grande ou um estampado graúdo numa figura pequena criam um contraste demasiado acentuado para ser agradável.
No entanto, é possível modificar estes efeitos escolhendo tons suaves e esbatidos em vez de contrastantes.


Grandes zonas de cores contrastantes dividem a figura horizontalmente no ponto em que as cores diferentes se encontram. Ao fazer uma tal divisão, atenda às proporções. Conseguirá um aspecto mais esguio e parecerá mais alta utilizando apenas uma cor.


Um tecido xadrez pode ter vários efeitos sobre a figura, conforme o seu desenho e os contrastes de cor. De um modo geral, a espaços maiores entre as listas verticais e/ou a um contraste de cor mais acentuado corresponderá um aumento aparente de volume. Para que haja harmonia nas proporções, os motivos maiores serão indicados para uma figura mais volumosa. Escolha um xadrez em cores discretas e com um mínimo de contraste para minimizar o efeito de alteração das dimensões.


Listas na vertical podem dar a impressão de maior largura do que as mesmas listas dispostas horizontalmente, embora frequentemente se pense o contrário.


Os adornos devem estar em proporção com a figura e a peça de vestuário. Quem tiver pouca estatura poderá aparentar muito volume na parte superior do corpo com uma grande gola; sendo muito alta, a mulher poderá ficar mal com uma gola minúscula. Note: como o tamanho da gola afeta as proporções de figuras de igual tamanho como as da gravura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário