quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Como utilizar os moldes de costura.

Como utilizar os moldes de costura.
Como utilizar os catálogos de moldes de costura.
Existem em alguns países catálogos de moldes, guias de modas onde é possível escolher os últimos lançamentos e também encontrar informações sobre os tecidos apropriados e os acessórios. Cada catálogo contém uma grande variedade de modelos atuais. Os modelos femininos estão agrupados segundo categorias, como vestidos, roupa esportiva, lingerie, e, além disso, classificados por tipos de figuras. Por exemplo, o vestuário para a figura «senhoras» pode encontrar-se numa seção, e o destinado às «figuras intermediárias», noutra. Por outro lado, muitos catálogos incluem seções especiais, como «Modelos fáceis de confeccionar» ou «Modelos de grandes costureiros». Os moldes para crianças, homens, acessórios, artigos para o lar e ainda brinquedos e máscara encontram-se em seções separadas, normalmente depois dos modelos femininos.

As informações relativas a cada molde encontram-se ao lado das gravuras. Algumas destas informações dizem respeito às diversas versões daquele que se encontram dentro do envelope do molde. Estão incluídos também o modelo visto de costas, a quantidade de tecido necessário, os aviamentos e várias recomendações referentes ao tecido.

Estas recomendações são importantes, especialmente no caso das malhas. «Recomendado para malhas» significa que tanto as malhas como outros tecidos são apropriados para o modelo. «Apenas para malhas» significa que não deverão ser usados outros tecidos, porque o modelo tem um mínimo de formas, contando com a elasticidade do tecido para moldar a figura. Poderão dar-se ainda outras informações sobre o tecido, como «Não indicado para xadrez ou listas».
Os modelos mais recentes aparecem geralmente nas primeiras páginas do catálogo. Refletem as tendências da estação que se aproxima, não só quanto a feitios, mas também a tecidos e acessórios.

Uma tabela de medidas encontra-se nas últimas páginas do catálogo, com as medidas para todos os tipos de figuras, o que é de grande utilidade, especialmente quando se costura para outra pessoa.
Um índice, geralmente presente na última página, refere todos os modelos por ordem numérica, com a indicação do número da página em que cada um se encontra.



Os separadores do catálogo permitem identificar os tipos de molde que é possível encontrar em cada seção.
Num catálogo, a parte mais relevante — na maioria dos casos, cerca de dois terços — é dedicada à moda feminina, dividida em modelos, tipos de figura e estilos diversos.
Na parte final encontram-se os modelos para bebês, crianças, homens e rapazes.
No fim estão os acessórios para o lar e os projetos artesanais — dependendo o âmbito da casa editora dos moldes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário