quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Corte e costura: O que significam as marcações presentes nos moldes.

Corte e costura: O que significam as marcações presentes nos moldes.
Todas as peças do molde apresentam marcações que, no seu conjunto, constituem uma espécie de "linguagem", indispensável para proceder com exatidão em todas as fases do trabalho.
Observe cuidadosamente as marcações; cada uma delas tem um significado especial. Algumas referem-se a alterações. No molde do corpo, por exemplo, a linha dupla serve de guia para aumentar ou reduzir.
Utilizam-se outras marcações para a junção das partes que devem ser unidas. Mesmo a numeração existente nas peças é importante, pois indica a ordem a seguir no trabalho. As marcações a seguir apresentadas são comuns à maioria dos moldes.

Os tipos de marcações utilizadas nos moldes para o corpo (frente) :

Linha de corte.
Linha exterior a cheio. Pode aparecer também na parte interior do molde para designar a linha de corte para um modelo mais curto, um decote mais fundo, etc.
Linha de costura.
Indicada por uma linha tracejada, Situa-se normalmente a cerca de 15 mm da linha de corte, embora esta medida possa variar.
Pequenas setas.
Utilizadas em alguns moldes para indicar o sentido em que se deve costurar. Noutros moldes, o desenho de um pé calcador tem a mesma finalidade.
Indicação para aumentar ou reduzir as dimensões.
A linha dupla indica o local onde proceder a alteração.
Sinais de encontro.
Marcas em forma de losango utilizadas para a junção rigorosa das peças. Pode aparecer uma ou mais marcas; nas peças a unir, o seu número e localização são condizentes.
Círculos (por vezes também quadrados ou triângulos).
Marcas igualmente destinadas a auxiliar a junção de peças que devem ficar unidas. Também utilizadas para designar certos detalhes de construção ou o final de uma costura.
Neste último caso, a costura terminará no centro da marca.
Colchete com setas.
Marca indicativa de que a linha exterior fina deve ser colocada exatamente sobre a dobra do tecido,

Pinças ou Pences.
As linhas tracejadas (linhas de costura) encontram-se num ponto. Em alguns moldes existe também uma linha central, a cheio, indicando a linha de dobra da pinça.

Os tipos de marcações utilizadas nos moldes para saias (costas)

Saia A (costas)
Posição do zíper.
Indica a localização do zíper; as marcações em ambas as extremidades indicam a medida exata do zíper a utilizar.
Centro da frente, centro das costas.
Indicados por uma linha de costura (como neste caso), uma linha de dobra ou uma linha a cheio; apresentam sempre uma identificação clara.
Marcações do correr do fio.
Linha reta terminando em pontas de seta; deve ser colocada na direção do correr do fio.

Linha da bainha.
Comprimento recomendado para a peça de vestuário. (Se não houver qualquer indicação de linha de bainha, as respectivas instruções encontram-se no extremo inferior do molde.)