segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Como são feitos os tecidos por fiação.

Como são feitos os tecidos por fiação.
Os fios de que são feitos os tecidos.
Os fios são conjuntos de fibras utilizados no fabrico de tecidos de tear e malhas. Há dois tipos básicos de fios: o fio propriamente dito (obtido por fiação) e o filamento, cada um com variantes que conferem características diversas aos tecidos com eles fabricados.

O fio propriamente dito (obtido por fiação) obtém-se por torção conjunta de fibras curtas, que se transformam deste modo em algo contínuo e de grande comprimento. O algodão, a lã e todas as fibras naturais, exceto a seda, encontram-se unicamente sob a forma de fibras, em virtude de o animal ou a planta imporem limitações no que se refere ao comprimento.

As fibras naturais são primeiramente limpas, selecionadas, agrupadas por comprimentos e empacotadas.



Fio obtido por fiação. É composto por fibras curtas torcidas conjuntamente de modo a formarem uma trança contínua. A trança pode ser constituída por um ou mais tipos de fibras. Os fios mais resistentes e mais macios são os obtidos a partir das fibras mais longas, submetidas a uma elevada torção.

Por vezes, as fibras são submetidas a uma segunda escolha mais rigorosa que se denomina penteação.

Na penteação as fibras mais compridas são separadas e agrupadas em feixes (fitas). São estas fibras que dão origem aos fios de algodão penteados ou aos fios de lã estambre ou penteados, base de tecidos de alta qualidade.

As operações finais do processo de fiação são a estiragem (que consiste em fazer deslizar as fibras umas sobre as outras no sentido do comprimento) e a fiação propriamente dita (em que as fibras são torcidas em conjunto de modo a formarem um fio contínuo). O maior ou menor grau de torção do fio reflete-se no aspecto e na duração do tecido.

Os fios destinados a tecidos com pêlos, por exemplo, recebem uma torção pouco acentuada; os que se destinam a tecidos de superfície macia, como a gabardina, recebem uma torção um pouco mais forte; finalmente, um grau de torção máximo é indicado para tecidos frisados, como o crepe.

Existem sistemas de numeração especiais para designar a espessura dos fios simples. No caso de fios obtidos por fiação, quanto mais elevado for o número, mais fino é o fio (sistema indireto de numeração).




Nenhum comentário:

Postar um comentário