quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Como são feitos os tecidos por filamento

Como são feitos os tecidos por filamento
Os fios de que são feitos os tecidos.
Os fios são conjuntos de fibras utilizados no fabrico de tecidos de tear e malhas. Há dois tipos básicos de fios: o fio propriamente dito (obtido por fiação) e o filamento, cada um com variantes que conferem características diversas aos tecidos com eles fabricados.

Designa-se por filamento o fio (de vários metros de comprimento) obtido por desnovelamento do casulo do bicho-da-seda ou por extrusão através de fieiras da solução química de que se fabricam as fibras sintéticas.



Filamento. É um fio longo e macio, desenrolado do casulo do bicho-da-seda ou obtido por extrusão de uma solução química. Pode tomar a forma de monofilamentos (filamentos simples), multifilamentos (dois ou mais filamentos torcidos conjuntamente) ou pode ser cortado em pequenos segmentos.

O filamento é normalmente macio, fino e escorregadio. Utiliza-se um filamento simples, ou monofilamento, para tecidos finos como os de cortinados transparentes ou de meias.


Com multfilamentos, compostos por duas ou mais unidades, fabricam-se tecidos que apresentam maior resistência e são mais opacos do que os de monofilamentos.





Fio múltiplo (fio retorcido). Consiste em dois ou mais fios torcidos conjuntamente, sendo o número de unidades (cabos) indicado geralmente pela designação de 2 cabos, 3 cabos, etc. Quando os fios agrupados são de espessura ou grau de torção diferente, obtém-se um fio de fantasia, como o fio mesclado ou bouclé..






Nenhum comentário:

Postar um comentário